Blog Layout

Poder Legislativo: Entenda as funções dos Deputados e Senadores

28 de setembro de 2022

Dúvidas frequentes


1) Deputados e Senadores possuem Foro Privilegiado?

R: Sim, no caso dos Deputados Federais e dos Senadores, o foro por prerrogativa de função faz com eles sejam processados e julgados apenas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).


2) Como se faz a cassação de um deputado?

R: Para ter o seu mandato cassado, o Deputado ou Senador que faltar com o decoro parlamentar, abusar das funções que exerce, fraudar o processo legislativo poderá passar por um processo de cassação. Temos muitos exemplos disso, como Arthur do Va, Renato Freitas, Gabriel Monteiro, entre outros.


O Poder Legislativo

O Brasil adota o sistema de "tripartição de Poderes", adotada por grande parte dos Estados modernos, ainda que de maneira abrandada. Isso quer dizer há três órgãos com suas funções típicas.


O primeiro deles é o Executivo, órgão que pratica atos de administração do Estado por meio do Presidente da República, Governadores e Prefeitos. Em segundo lugar, temos o Poder Judiciário, que exerce a função de julgar e, através das leis, dizer o direito e dirimir conflitos existentes. Por fim, tem-se ainda o Legislativo.


O Poder Legislativo no Brasil, em âmbito federal, é bicameral, o que quer dizer que o exercício de legislar e fiscalizar o Executivo acontece por meio de duas Câmaras: A Câmara dos Deputados Federais e a Câmara do Senado Federal. Juntos, formam o Congresso Nacional.

Poder Executivo Estadual - Deputados Estaduais

Diferente do Poder Legislativo em âmbito federal, o mesmo poder nas esferas estaduais e municipais são exercidos de forma unicameral, ou seja, Deputados Estaduais exercem a função legisladora e fiscalizatória do governador e Vereadores legislam e fiscalizam os prefeitos.


No tocante aos Estados, existe a Assembleia Legislativa, no Distrito Federal é denominada de Câmara Legislativa e, nos municípios, a atuação do servidor acontece na Câmara de Vereadores.


A função principal dos Deputados Estaduais é de legislar sobre temas relativos ao Estado do qual foi eleito e fiscalizar o Governador através de regras descritas na Constituição Federal e na Constituição Estadual. Também caberá a ele aprovar o orçamento do Estado e fiscalizar a aplicação dos recursos, inclusive através de CPI's.


O número de Deputados Estaduais varia em cada unidade da federação (Estados + Distrito Federal). Em regra, o número de mesas que compõem a Assembleia Legislativa é de o triplo da representação desse mesmo Estado na Câmara dos Deputados. Passando o limite estabelecido de 12, será obedecida a fórmula: Deputados Estaduais = Deputados Federais + 24, com exceção de São Paulo, que foi limitado ao número de 70 Deputados Federais e, portanto, somado à 24, possui 94 Deputados Estaduais no cargo.

Nº de Deputados por Estado
Acre 24 Paraíba 36
Alagoas 27 Pernambuco 49
Amazonas 24 Piauí 30
Amapá 24 Paraná 54
Bahia 63 Rio de Janeiro 70
Ceará 46 Rio G. do Norte 24
Distrito Federal 24 Rondônia 24
Espírito Santo 30 Roraima 24
Goiás 41 Rio G. do Sul 55
Maranhão 42 Santa Catarina 40
Minas Gerais 77 Sergipe 24
Mato Grosso do Sul 24 São Paulo 94
Mato Grosso 24 Tocantins 24
Pará 41

Poder Legislativo Federal - Deputados Federais

Em âmbito federal, como já dito, o Poder Legislativo é exercido em duas Câmaras. A primeira delas é a Câmara dos Deputados. Ela representa o povo daquele Estado pelo qual foi eleito e, junto com o Senado Federal, formam o Congresso Nacional.


A função principal dos Deputados Federais não fogem muito da funções do Deputado Estadual. Além de legislar sobre temas relativos ao país, eles fiscalizam o Presidente da República, Chefe do Poder Executivo. Também caberá a eles aprovar o orçamento da União e fiscalizar a aplicação dos recursos, inclusive através de CPI's.


O número de Deputados Federais varia em cada unidade da federação também (Estados + Distrito Federal). Hoje, o número de mesas que compõem a Câmara dos Deputados é de 513, distribuídos conforme a população de cada local. Algumas exceções acontecem, como no caso de São Paulo que foi limitado à 70 vagas e, em locais que não atinjam a quantidade mínima de oito, arredonda-se para oito vagas.

Nº de Deputados por Estado
Acre 8 Paraíba 12
Alagoas 9 Pernambuco 25
Amazonas 8 Piauí 10
Amapá 8 Paraná 30
Bahia 39 Rio de Janeiro 46
Ceará 22 Rio G. do Norte 8
Distrito Federal 8 Rondônia 8
Espírito Santo 10 Roraima 8
Goiás 17 Rio G. do Sul 31
Maranhão 18 Santa Catarina 16
Minas Gerais 53 Sergipe 8
Mato Grosso do Sul 8 São Paulo 70
Mato Grosso 8 Tocantins 8
Pará 17

Poder Legislativo Federal - Senadores

Diferente dos Deputados Federais, os Senadores representam os Estados-membros e o Distrito Federal na formação do Congresso Nacional. Com mandatos de oito anos, cada unidade federativa terá três vagas, resultando num total de 81 vagas para o Senado Federal.


As eleições acontecem a cada quatro anos, mas em cada uma delas 1/3 ou 2/3 das vagas são renovadas, e por isso que em 2022 haverá apenas uma vaga para cada unidade federativa (1/3).


A função principal do Senado Federal é de ser uma Câmara revisora, de tal modo que cabe a ela avaliar e rever projetos que já foram discutidos na Câmara dos Deputados, além de possuírem a prerrogativa de processar e julgar os crimes de responsabilidade do Presidente da República, dos Ministros das Cortes Superiores e de órgãos como o Banco Central e a Petrobrás. Além do mais, cabem a eles convocar sessões para julgar o veto do presidente da república e discutir o orçamento da União.

Share by: